Image Map

4 de julho de 2014

Novas diretrizes para partos pelo SUS

Notícia boa para as grávidas que pretendem dar à luz contando com o Sistema Único de Saúde (SUS): o Ministério da Saúde acaba de divulgar novas diretrizes que colaboram para o parto humanizado.
Assegurar o contato pele a pele do recém-nascido com a mãe imediatamente após o seu nascimento, colocando o bebê sobre o abdômen ou tórax da mãe de acordo com a sua vontade, de bruços e cobri-lo com uma coberta seca e aquecida é uma das recomendações do Ministério da Saúde para o nascimento de bebês com ritmo respiratório normal. O texto faz parte da atualização das diretrizes para a organização da atenção integral e humanizada ao recém-nascido no SUS.
A portaria recomenda ainda o aleitamento materno na primeira hora de vida do bebê, exceto em casos de mães HIV ou HTLV positivas. “Nós precisamos estimular que essa primeira mamada aconteça na primeira hora de vida. Além de fornecer o primeiro aporte calórico para a vida do bebê, essa prática também acelera a descida do leite materno, aumentando a chance de sucesso no aleitamento e diminui a chance de hemorragia uterina”, explica o ministro da Saúde, Arthur Chioro.
O texto propõe também que o exame físico, pesagem e vacinação do recém-nascido, entre outros procedimentos, sejam feitos apenas depois desses primeiros cuidados — uma importante mudança na lógica de atendimento ao bebê.
Para os recém-nascidos com respiração ausente ou irregular, tônus diminuído e/ou com líquido meconial, a portaria estabelece que o atendimento deverá seguir o fluxograma do Programa de Reanimação da Sociedade Brasileira de Pediatria, de 2011. A unidade de saúde deverá contar obrigatoriamente com profissional médico ou de enfermagem treinado em reanimação neonatal, de acordo com orientação da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno (CGSCAM) do Ministério da Saúde.

Fonte:http://bebe.abril.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado ou comentário nesse local