Image Map

25 de abril de 2014

Temperamentos- Parte 2 - as 5 linguagens do amor

As 5 linguagens do amor

 Olá mamães, prosseguindo o tema temperamentos, vamos falar hoje dos 5 tipos de amor que encontramos nas pessoas que nos cercam.
O que estamos propondo é que entenda qual das formas de amor abaixo te faz se sentir amada e como lidar com as diferenças entre você e as pessoas que você ama pois muitas vezes é isso que acaba com muitos relacionamentos. 

1- Palavras de afirmação


Muitas pessoas se sentem amadas quando elogiadas, exemplo:
"Que comida gostosa que você fez", "Nossa, você está um gato de terno", ou "adoro o seu jeitinho de sorrir".
Tudo bem que todo mundo gosta desses tipos de elogios, mas há determinadas pessoas que precisam disso para ter um bom dia, necessitam de afirmações para se sentirem vivas.
Não são somente elogios, há também outros tipos de afirmações encorajadoras como as seguintes:

"Vai la, eu sei que você é capaz", "se você tentar você vai alcançar" e etc.

Por isso que tem tanta gente nesse mundo que gosta de livros de auto ajuda, por que no livro você é encorajado o tempo todo por palavras para ser melhor do que está sendo, mas pense bem se não há pessoas que simplesmente detestam livros assim? Eu sou um caso desses, prefiro infinitamente um romance como, A menina que roubava livros, do que ler outro que seja de auto ajuda, tudo depende da sua maneira de se sentir amada ou motivada.

2- Tempo de Qualidade

Tempo de qualidade é um tipo de amor que a pessoa deseja que a outra perca seu tempo com ela, se interesse por ela e crie uma qualidade no pouco tempo em que estão juntos.
Existem pessoas que sem um tempo de qualidade, não conseguem se sentir amadas e bem tratadas
Não é sentar no sofá e assistir TV. É assentar-se ao sofá, com a TV desligada, olhar um para o outro e conversar, no processo de dedicação mútua. É dar um passeio juntos, só os dois. É ambos saírem para comer fora.
O aspecto central da qualidade de tempo é estar sempre juntos. Não quero dizer simples proximidade. Duas pessoas sentadas em uma mesma sala estão próximas, mas não necessariamente juntas. O estar junto tem a ver com o focalizar a atenção.

Um dos pontos positivos das atividades de qualidade é que elas possibilitam o armazenamento de um banco de memórias ao qual podemos nos reportar pelos anos futuros. Feliz é o casal que se lembra de uma caminhada feita de manhã ao longo da praia; de uma árvore plantada no jardim; do projeto de pintura dos quartos; da noite em que foram juntos ter aulas de patim e um deles caiu e quebrou a perna; dos passeios pelo parque; de um passeio de bicicleta. Essas são memórias de amor, especialmente para aquelas pessoas cuja primeira linguagem for qualidade de tempo.

3-Ganhar e dar presentes

Sabe aquela cena de filme romântico em que a mulher ganhou um buque de rosas e um urso do tamanho de sua cama de seu amor? Então, provavelmente o roteirista desse filme é uma pessoa desse tipo de amor.
Existem pessoas que somente se sentem amadas quando ganham ou ofertam presentes aos outros, e a própria pessoa que está escrevendo essa matéria para o segredinhos de mamãe é uma delas.
Símbolos visuais do amor são mais importantes para uns do que para outros. Por esse motivo, existem os que, após se casarem, nunca mais tiram a aliança porém, também há alguns que nem chegam a usá-la. Essa é uma evidência de que as pessoas possuem linguagens do amor diferentes.



4-FORMAS DE SERVIR


É fazer aquilo que você sabe que seu cônjuge gostaria que você fizesse. É procurar agradar realizando coisas que ele aprecia, expressando amor através de diversas formas de servir.

Jesus deu uma ilustração simples, porém profunda, ao expressar amor através de uma forma de serviço quando lavou os pés dos discípulos.

Exemplos: Levar um cafézinho na cama, fazer a comida predileta da pessoa, ajudar a cuidar do bebe, enfim, fazer algo que possa ajudar outra pessoa.





5-TOQUE FÍSICO

Você com certeza ja teve um amigo que toda vez que te via te dava uma enorme abraço, ou aquela pessoa irritante que fala colocando a mão no seu ombro toda hora, ou aquele namorado pegajoso que toda hora queria te abraçar, então, essas pessoas somente se sentem amadas através do toque físico e muitas vezes são mal interpretadas.

Um gostoso cafuné, andar de mãos dadas, abraços apertados ou não, relações sexuais, tudo isso faz parte das necessidades de quem possui o “toque físico” como sua primeira linguagem do amor.

Por que não falar com o seu cônjuge e tentar descobrir o que você pode fazer para ele sentir-se amado por si, e o que ele pode fazer para você sentir-se amada por ele?

Dica final

As vezes não entendemos como a outra pessoa demonstra o seu amor e isso é importante ara que você entenda que o outro está fazendo tudo o que pode e nem sempre vai saber como te agradar pois a maneira de demonstrar seu amor é exatamente da maneira que ele a sente.
Isso também vale para as crianças, você consegue perceber em seus filhos qual é a maneira deles se sentirem amados, quem nunca conheceu uma criança que fala mais do que a boca, ou uma criança que fica o tempo todo grudada na perna da mãe, ou aquele que é indiferente aos grandes presentes que ganha dos pais deixando-os frustados por isso?

As vezes seu filho só precisa de um abraço e você enche ele de presentes por que essa é a sua maneira de amar e não a dele.

As vezes você é uma mãe melosa que quer toda hora abraçar e beijar, e seu filho fica de 5 em 5 minutos perguntando um monte de coisas pra você que te irrita, ou seja, ele só quer conversar.

Por isso que existem famílias que são perfeitas, os pais e o filhos conversam, brincam, interagem, as vezes nessas famílias todos possuem o mesmo tipo de amor e se entendem, as vezes o que falta na sua casa é alguém que te entenda, ou quem sabe você comece a entender melhor os outros!

Em nossa próxima matéria iremos falar sobre as personalidades de bebes, que também são diferentes das que já ensinamos até agora.

http://www.montesiao.pro.br/estudos/familia/5linguagens_amor.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado ou comentário nesse local