Image Map

23 de abril de 2014

De volta ao trabalho - 6 dicas infalíveis

De volta ao trabalho

 6 dicas infalíveis


Não tem como negar, na hora de pensar em voltar a trabalhar, toda mãe entra em desespero.
São inúmeras perguntas como, com quem vou deixar o bebe? como vão cuidar dele? e a amamentação como fica? Baba ou creche?
Definitivamente o coração começa a doer mais apertado quando começa a se aproximar da hora de enfim voltar a trabalhar, então vamos te dar dicas de como voltar com a cabeça erguida e o coração tranquilo.

Daremos 8 dicas de como fazer para amenizar o confronto de uma maneira que o bebe se acostume melhor:

Dica 1 - Imagine que de repente quando você voltar ao seu emprego, seu chefe te trocou de sala, lugar, área e etc. Voce está isolada de todos que te conhecem e todos os novos companheiros de trabalho pensam diferente de você em quase tudo, nada é familiar. Como você se sentiria?

Pois bem, esse exemplo retrata o sentimento que seu bebe tem quando inicia em uma escolinha ou creche, nada de mamãe ou papai, nada de leitinho gostoso depois de um chorinho fingido, nada de sonequinhas em um lugar tranquilo e sem barulho, nem um cheiro conhecido e em meio a tantos bebes é apenas mais um e não haverá ninguém achando ele a gracinha do lugar.

A melhor maneira de evitar que seja uma situação catastrófica para ele é você proporcionar lembranças de casa por perto como: Uma fraldinha para cheirar ou uma chupeta que seja familiar para que certos vínculos não sejam 100% quebrados.

Dica 2 -Em casos de crianças maiorzinhas que sofrem com a mãe ter que ir trabalhar, uma tática muito boa é não prolongar o sofrimento e cortar logo pela raiz do problema.

Converse com a criança, explique para ela que a mamãe tem que trabalhar para poder comprar roupas, brinquedos e leite do neném e utilize a explicação da bola. Com uma pequena bola em mãos, vá de frente a uma parede e empurre a bola em direção á parede, a bola baterá e voltará, ai você deverá explicar para a criança:

Assim como a bola vai e a bola volta, a mamãe vai trabalhar e a mamãe volta. Parece meio boba uma conversa dessa mas as crianças possuem uma memória visual muito maior do que auditiva, então mostrar é melhor para fixar na mente da criança.

Dica 3- se outra pessoa for cuidar do bebe, com uma semana de antecedência a sua ida ao trabalho, faça essa pessoa já participar da rotina do bebe em casa para que ele se acostume com a presença do estranho ou familiar, pois por mais que tenha bastante contao com a pessoa, ela nunca será a sua mãe.

Dica 4- Deixe um numero de telefone (se for possível) para que a baba ou a creche ligue quando o bebe se sentir triste ou com saudades, ou grave sua voz falando com ele dizendo que o ama e que não deve ficar triste e etc.

Dica 5 - Escolha bem o local onde o bebe ficará, procure referencias, mães que você conhece que tem bebe e frequenta a tal creche, converse com a baba peça o telefone de um vizinho ou conhecido para que você possa saber como ela é ou se comporta, se possível se prepare com meses de antecedência.

Dica 6 - Nos momentos que estiverem juntos dedique um tempo de qualidade ao seu filho, pode ser 1 hora por dia, mas dedique um tempinho só para ele, brinque, faça carinho, ouça ele e o faça se sentir feliz em estar em casa.

Lembre-se de uma coisa muito importante, a responsabilidade de educar e amar seu filho é totalmente sua, hoje ele é pequeno e precisa de você, amanha você pode precisar dele! Ame com responsabilidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado ou comentário nesse local