Image Map

12 de abril de 2014

4º Passo para um bebe bem nutrido

 4º Passo: O Preparo

A papinha é considerada um alimento complementar, pois complementa a alimentação do bebe que se inicia por meio do léite materno.
Uma vez que o leite materno não está sendo ingerido pela criança, é possível que a mesma se alimente de papinhas juntamente com o leite em pó.
Para que seja tomada essa decisão é importante a mãe consultar o pediatra de seu filho.

Consistência para cada idade

Cada idade de criança necessita de um tipo de papinha diferente, de maneira que conforme a criança cresce, os hábitos alimentares também se modificam.
Vamos explicar abaixo como deve ser cada papinha se baseando em crianças que iniciam sua alimentação aos 4 meses de vida. Veja a seguir:

  • Dos 4 aos 6 meses de vida: Essa a fase da descoberta, o bebe está conhecendo cada gosto diferente e aprendendo como se deve comer. nessa fase a apinha deve ser de pastosa á liquida, quase se tornando uma sopinha, não pode conter pedaços dos alimentos, apenas a pasta do alimento.
  • Dos 7 aos 9 meses de vida: Essa fase é marcada pela fome em excesso, nesse momento a criança quer comer mais com os olhos do que com a boca e ela fica muito curiosa a respeito do porque os pais comem um tipo de comida e ela como outra. Nessa fase os pais devem se atentar a não cair nos encantos da criança e oferecer seus alimentos para ela, pois a dieta dela deve se manter corretamente. A papinha nessa época já pode conter pedacinhos de comida e até pedacinhos de carne, mas sempre se atentar a não exagerar no tamanho dos alimentos.
  • Dos 10 meses em diante: A criança já possui um paladar formado e não se engasga facilmente, podendo comer pedaços maiozinhos de comida, carne moída, batatinha mal amassadinha com pouco caldinho.

Para iniciar o preparo é necessário que você tenha uma coisa em mente:


Como preparar de uma maneira que não se percam os benefícios do alimento?

Você poderá encontrar por ai, inúmeras maneiras de fazer papinhas, desde as dicas de sua avó que irá te dizer:
-Amasse com o garfo e sirva, ora!
Como amigas te dizendo:
-Complete uma panela com água e ponha o alimento lá, é assim que se cozinha!

Pois bem, tenho que te dizer que essas atitudes estão erradas, e por mais que você teime em relutar, pergunte para sua avó quantos irmãozinhos ou priminhos ou amiguinhos dela de infância morreram ainda bebes sem um motivo ou explicação. Quantos tiveram doenças, gripes, pneumonias e etc.
Bom não posso afirmar que foram os alimentos mal armazenados e mal cozidos, mas se você pode fazer da maneira correta, para que perder tempo discutindo não é mesmo?

O cozimento a vapor, é a melhor maneira de preparar um alimento sem que ele perca todos os seus nutrientes.

Veja um vídeo explicando como cozinhas a vapor, se trata de uma receita de papinha de banana mas o método de cozimento é mesmo:



A esterilização dos objetos utilizados para a preparação é extremamente necessária para que não haja contaminação por parte deles na papinha pronta, veja o vídeo abaixo de como realizar o procedimento:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado ou comentário nesse local