Image Map

12 de abril de 2014

3º Passo para um bebe bem nutrido

Combinar os alimentos

Antes de iniciar a leitura, esteja atenta com uma coisa muito importante!

Os 3 primeiros meses de papinhas de seu filho, irão determinar o tipo de alimentação que ele ira ter pelo resto de sua vida! 
  1. No primeiro mês o bebe deverá ingerir apenas duas papinhas por dia, sendo uma de fruta e outra a sua escolha. Nesse mês o bebe poderá comer papinha de apenas 1 tipo de alimento para que aprenda a diferenciar o gosto de cada alimento e para que o estomago tão frágil e pequeno do bebe tenha o tempo correto para se adaptar a cada alimento proposto. Nessa fase é indispensável que a mamãe fique atenta aos alimentos que o bebe gosta mais e os que ele gosta menos para que no futuro possa montar papinhas misturando o gostoso, do não gostoso, para que ele coma melhor.
  2. No segundo mês o bebe poderá começar a comer um cardápio maior, com misturas entre alimentos, porem continuará sem a ingestão de sal(sódio) nas papinhas.
  3. No terceiro mês pode-se montar um cardápio bem diversificado. Nessa fase o bebe poderá comer 2 papinhas doces (frutas) uma de manha e a outra a tarde, e poderá comer de 1 á 2 papinhas salgadas (fica a critério da mãe a respeito da papinha da noite) intercalando com o leite que o bebe ainda continuará tomando.

Vamos entender a papinha


Não se trata de somente pegar um caldinho de feijão e misturar com um pure de batatas, uma papinha deve estar estabelecida entre todos os nutrientes, proteínas e carboidratos que uma criança precisa para levar o dia com mais disposição.
Na piramide abaixo você pode ver de baixo, até em cima o que se faz necessário na rotina e no prato de uma criança. Percebe que a parte debaixo é maior? ela é maior porque o seu bebe precisa de mais estas alimentos em seu cardápio do que outros.



Vamos lá:

O primeiro passo, é você mamãe saber o nome real dos alimentos para que pare de ser enganada diariamente, por exemplo:

1-Carboidratos: Os carboidratos são os alimentos que permitem que seu filho tenha energia para brincar, correr, chorar e etc.
Para uma criança esses alimentos são essenciais, pois como dizia meu avô, criança que não brinca é criança doente.

Exemplos de carboidratos: Batata e todos os tipos de tubérculos, Massas, pães, cereais, macarrão e etc.



2- Frutas e verduras: As duas partes devem ser balanceadas, ou seja a mesma quantidade deve ser dada ao longo do dia, e o seu consumo é essencial para a formação do bebe.
Ambas garantem ao seu filho, cabelos mais sedosos, pele hidratada, unhas perfeitas, e regularização intestinal, são esses alimentos que permitem que seu filho tenho cada partezinha de seu corpo funcionando diariamente.

Exemplos de frutas e verduras: Abacate, banana, maça, melancia, morango, laranja, agrião, couve flor, espinafre e etc.

3- Proteínas e legumes:As proteínas  são substâncias fundamentais para o funcionamento do nosso organismo, podendo ser encontradas em todas as estruturas do nosso corpo. Essas substâncias são formadas pela união de moléculas menores chamadas de aminoácidos. São conhecidos vinte tipos de aminoácidos, e embora o nosso organismo precise desses vinte tipos para produzir as proteínas do nosso corpo, ele não consegue produzir alguns deles, sendo necessário então buscá-los nos alimentos. Os principais alimentos que contêm todos os aminoácidos de que nosso corpo precisa são: carne, leite,
Os legumes devem ser ministrados em uma quantidade inferior ás proteínas, uma vez que ja será implantadas as verduras no prato do bebe.

Exemplos de proteínas são: carne, leite,ovos, queijos e outros alimentos de origem animal.

OBS: Crianças de até 2 anos não devem comer papinhas com leite como fonte de proteínas, pois o leite já se encontra em seu cardápio.
O Ministério da Saúde aconselha o uso exclusivo do aleitamento materno até os 6 meses de vida e a sua administração até os dois anos.
As papinhas poderão ser introduzidas aos 4 meses no caso de bebes que bebem o leite em pó.

4- Em ultima colocação está os doces e óleos. Ai vem a pergunta: -Doces?Óleos?
Sim, uma pequena parte de doces devem ser administradas para crianças acima de 2 anos, conhecidas como "sobremesas", de maneira que pode ser um Danone, um bolo ou algo do tipo, na qual antes dessa idade as crianças não podem ingerir doces, a menos que seja o próprio açúcar da fruta.
O óleo deve ser introduzido na papinha em 1 ou duas gotas, para que a mesma fique mais fácil de digerir no estomago do bebe que ainda é muito frágil.

Vamos agora ao que tanto esperávamos:

Como combinar os alimentos?


Basicamente a papinha ideal seria a divisão dos alimentos como esse prato acima.
Exemplo de papinha: 1 batata inteira(carboidrato), caldinho de carne(proteína), 1 pequeno pedaço de couve-flor(verduras), 1/4 de cenoura(legumes) e 2 gotinhas de óleo.
As frutas devem ser ministradas nos intervalos das refeições como:
Sucos ou papinhas de frutas 2 horas antes ou depois das refeições principais.

A combinação do prato deve respeitar as 4 classes de alimentos para que seu bebe venha a ingerir os nutrientes necessários, e a não utilização de um deles na rotina pode acarretar no que normalmente ocorre com os bebes, como:

  • Diarreia (pelo excesso de um tipo de apenas de nutriente);
  • Fraqueza ou tristeza ( pela pouca quantidade de carboidratos);
  • Prisão de ventre (pelo exagero em carboidratos e deficiência em proteínas,legumes e óleos.
  • Falta de atenção ou interesse nas coisa ( pela falta de proteínas);
  • Resfriados, gripes (pela falta de vitamina C encontrada nas frutas e sucos).  



Autor: Mayara Miranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado ou comentário nesse local